sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista com Raoni Alves

Foto: Bianca Issler
Seja Publicitário: Boa tarde! Como se encontra o mercado de trabalho na Bahia? Será que vale a pena migrar para outro estado em busca de emprego?

Raoni Alves: Como toda profissão, publicidade tem pontos em que o desenvolvimento é maior do que em outros. Por exemplo: São Paulo, Minas Gerais e o Sul têm um desenvolvimento muito maior em termos de publicidade do que a Bahia. Mas isso não quer dizer que você vá deixar de estudar na Bahia ou se desenvolver dentro do mercado baiano. O que importa é a busca por grandes mercados para fazer cursos e estar sempre se aprimorando. Pode-se  continuar estudando na Bahia, mas sempre buscando um upgrade em outros lugares.  
Em relação a migrar para outro estado, eu diria que é muito benéfico principalmente se a pessoa tiver condições de ir. É uma questão de planejamento. Se você tem como ir passar um bom tempo em outro estado ou país, cerca de dois anos da sua vida, ou até o curso todo, com intenção de se aprimorar e depois voltar, é a melhor coisa que você faz, porque as pessoas, na Bahia, de maneira geral, valorizam muito mais o que vem de fora. Então, qualquer coisa a mais no seu currículo que esteja escrito “São Paulo”, é de um impacto muito grande. Pra conseguir um emprego e na hora de negociar o seu salário, isso também vai fazer diferença. Então se você puder estudar fora, maravilha.
Se você não tem como, se mantenha na Bahia, é imprescindível que mostre todo o seu potencial, mas sempre busque fazer cursos em outros estados... não fique restrito ao pensamento baiano, entendeu? Basicamente é isso.


Seja Publicitário: O mercado de trabalho para publicidade, de uma forma geral, está em ascensão na Bahia?

Raoni Alves: Eu não diria que está em ascensão, eu diria que teve picos, como o momento imobiliário, que favoreceu muito a publicidade, assim como a ascensão da classe C, em que as pessoas passaram a consumir mais e, obviamente, onde há consumo, há publicidade. Só que isso acontece em todo o Brasil. Essa ascensão é de um país, não é de um estado.
Então, se houver uma melhoria, possivelmente haverá uma absorção de estudantes recém formados - e estagiários também, por que não - mas eu não posso dizer que é uma ascensão, da área... é uma ascensão geral.
Publicidade está extremamente ligada à economia, então uma vez que a economia melhora obviamente que as vagas de emprego e o aperfeiçoamento da área acompanham. É diretamente proporcional.
Mas, respondendo à sua pergunta de maneira objetiva e clara, não, não está em ascensão.

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